Header Ads

É possível um sonho potiguar na TV

Por Pompílio Neto

Lembro-me que desde quando comecei a acompanhar o futebol local, sempre carregava duas incógnitas, por que o campeonato estadual não era mostrado na TV e por que não tinha ao menos seus lances e gols exibidos na mídia nacional.
Passando tempos acreditando em lendas que todo e qualquer popular procuram para justificar algo que não detém conhecimento, por vezes achei que era culpa das afiliadas que não mandavam os lances ou algo parecido, mas hoje em dia compreendo perfeitamente que é tudo uma questão de mercado e custo beneficio.
Certa vez tentando sanar esse questionamento, enviei um e-mail ao cronista esportivo Milton Neves que com muita simpatia e consideração me retornou explicando-me que sua emissora à época a Rede Record, assim como as demais, não fariam tais coberturas por motivos comerciais, ou seja, o campeonato potiguar por ser fraco economicamente não interessaria, ou mais realisticamente falando, não compensaria o espaço ocupado nessas grandes emissoras.
Passados alguns anos, eis que vejo o meu sonho ou mais que isso devaneio se tonar real, concreto e absolutamente possível e ainda por cima lucrativo para a emissora que transmitirá o certame. A pouco mais de uma semana a mídia regional e alguns setores da mídia nacional divulgou o que já se sabia ou especulava-se há tempos. O Campeonato Potiguar, assim como outros seis do Nordeste, será transmitido pelo Canal Esporte Interativo a partir do ano de 2014. O estado do Rio Grande do Norte através da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) foi o primeiro a ser procurado pela executiva da emissora carioca para tratar do contrato, segundo disse o próprio representando do Esporte Interativo, o Campeonato potiguar era alvo principal do projeto, pois, o estado foi detentor da maior média de telespectadores durante os jogos da Copa do Nordeste, competição que fora praticamente que realizada pela emissora, e que será por ela transmitida por pelo menos mais uma década.
No que se refere a transmissão do estadual do RN, o contrato atual vigente até o próximo ano com a TV União de Natal será respeitado pois a emissora natalense fez um acordo com a nova detentora dos direitos do evento a partir de 2015, e farão a transmissão em conjunto. A transmissão dos estaduais do Nordeste que de inicio serão de 7 estados, apenas Bahia e Pernambuco que têm como detentora a Rede Globo ficaram de fora, faz parte de um grande projeto do grupo Esporte Interativo que pertence a TopSports do RJ que detém 80% da emissora, mais a TBS uma empresa de comunicação americana que detém 20% do Esporte Interativo, de investir num mercado nunca antes explorado pela grande mídia brasileira, o futebol nordestino. Os jogos do campeonato potiguar assim como os demais seis estaduais do Nordeste, serão exibidos pelo Canal Esporte Interativo Nordeste, um prolongação da Esporte Interativo convencional que temos nas antenas parabólicas, este por sua vez será disponibilizado apenas nas TVs por assinatura, mas será um avanço enorme para o futebol potiguar.
Muito por culpa da desorganização dos nossos clubes, pela falta de infraestrutura, da incapacidade técnica das emissoras locais ou coisa parecida as transmissões televisivas nunca foram o forte na maioria absoluta dos estaduais da região. 
 
 Na página do EI Nordeste já circula um video institucional do novo projeto da empresa, o nome do campeonato portiguar ainda não está na lsita dos estaduais , pois o acordo com a FNF ainda não tinha sido fechado, mas tanto a federação como o canal já confirmaram o Potiguar no EI nordeste.
 
Na Fan Page do EI no Facebook já circula status promocionais e até uma campanha para motivar o público a cobrar das operadoras de TV por assinatura a adotarem o EI Nordeste em suas grades, a Sky é uma das mais pressionadas pelos assinantes.

A partir do ano que vem com a chegada do EI, teremos finalmente a oportunidade de ter nossos times com projetos de marketing podendo serem melhor trabalhado, direitos de imagens sendo mais uma fonte de renda e etc. e principalmente com a exibição na TV a expectativa é que se tenha uma maior arrecadação junto á patrocínios, esperamos que nossos times saibam aproveitar.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.